
O governador Wilson Lima lançou, nesta quinta-feira (06/01), o Programa Saúde Amazonas Interior, iniciativa que visa fortalecer a assistência médica em 59 municípios do estado. O evento contou com a presença de prefeitos e secretários de Saúde, marcando um avanço significativo na descentralização dos recursos estaduais.
Entre as principais ações do programa, destaca-se o lançamento do Programa de Fortalecimento e Repactuação da Saúde no Interior, que permitirá o repasse direto de verbas estaduais para as prefeituras (modelo fundo a fundo). Além disso, pela primeira vez, o Estado ampliará sua participação no cofinanciamento dos atendimentos realizados pelos municípios.

Durante a cerimônia, o Governo do Amazonas também entregou testes rápidos e nebulizadores, reforçando o combate a doenças transmitidas pelo Aedes aegypti, como dengue, zika e chikungunya.
“As decisões que tomamos aqui são baseadas na realidade do interior, no diálogo e na experiência acumulada. Com essa repactuação, estamos garantindo que os recursos sejam enviados diretamente aos municípios, corrigindo distorções e aumentando a autonomia das prefeituras”, destacou o governador Wilson Lima.
Atualmente, os municípios recebem repasses federais diretos, enquanto o Governo do Estado oferece suporte com serviços como remoção aérea, recursos humanos e custeio de despesas essenciais, como água e energia. Com essa nova medida, o governo estadual também passará a enviar recursos diretos para os municípios, garantindo melhorias na oferta de serviços de saúde para a população.
